Projeto: Práticas e Desafios da Educação Inclusiva

Apoio financeiro: Carrefour

Apoio operacional: Instituto Carrefour

Desenvolvimento e aplicação da metodologia: Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas

Cocriação e aprovação: Secretaria da Educação de Ribeirão Preto/Coordenadoria de Educação Especial – CEE

Validação: Grupo Técnico, composto por especialistas em Educação Inclusiva

Equipe Técnica

Coordenação do Projeto: Marta Gil – Socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay, consultora na área de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Guia do Educador Inclusivo:
Pesquisa e elaboração do texto básico:
Regiane F. Silva - Psicóloga e Psicopedagoga, especialista em educação inclusiva e emprego apoiado
Redação final: Marta Gil, socióloga e consultora na área de Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Revisão: Maria de Fátima e Silva - Coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão Coexistir/SINCOVAGA; consultora para inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho e consultora associada do Amankay/Discovery

Comunicação:

  • Ana Clara Schneider - formada em Comunicação Social, publicitária com experiência em planejamento e fundadora da Sondery - Creative Accessibility, consultoria de acessibilidade e inclusão para publicidade
  • Adriana Cardoso – Jornalista, com mais de 13 anos de experiência na área de Relações Publicas e Jornalismo

Administração financeira: Luiza De Paula e Carolina Domingos/Instituto Rumo Inclusão; consultoras associadas do Amankay

Grupo Técnico

Secretaria da Educação de Ribeirão Preto

  • Clarice A. Ferraz – assistente da Secretária
  • Coordenadoria de Educação Especial/CEE
  • Odete Hirota - Coordenadora
  • Equipe Técnica: Denise Cristina Amoroso de Lima, Giane Fregolente; Maria Angela Sponchiado

Especialistas em Educação

  • Aline Santos - Relações Públicas especializada em plataformas colaborativas. Coordenadora do DIVERSA, projeto ligado ao Instituto Rodrigo Mendes e dedicado ao tema da educação inclusiva
  • Fábio Deodato – Docente da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto; especialista em AEE; pessoa com deficiência visual
  • Luciana Stoppa dos Santos - Psicóloga clínica e escolar, Mestre em Educação Especial (UFSCar) e Doutoranda em Educação (FE-USP)
  • Dra. Margherita Midea Cuccovia - Médica Psiquiatra (adulto, infância e adolescência) - USP-RP; MS Educação Especial - UFSCar; Fundadora e Diretora do Centro Ann Sullivan do Brasil-RP/SP
  • Maria do Carmo Caccia Bava - docente da FMRP- USP, autora dos livros "A meio caminho da integralidade: a assistência à saúde de crianças com paralisia cerebral"; "História das famílias de crianças e jovens com paralisia cerebral: a dor que não sai no jornal” e coautora do capítulo "Aspectos familiares envolvidos no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral"
  • Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob – Doutora em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – UNIFESP; Mestra em Educação, Arte e História da Cultura - Universidade Mackenzie; Especialista na área da Deficiência Múltipla; Membro do Conselho Científico da APAE-SP e Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
  • Sheyla Dutra - Coordenadora do Projeto FADA, ativista pela causa da pessoa com deficiência e palestrante sobre inclusão escolar e laboral, diversidade e acessibilidade

Criação e desenvolvimento do ambiente web de colaboração e exibição do Guia do Educador Inclusivo: Makak Comunicação Ltda. ME.