Objetivo

O Projeto "Práticas e Desafios da Educação Inclusiva" criou produtos para fortalecer o processo de inclusão na Educação: o “Guia do Educador Inclusivo” e o jogo “#TurmadaInclusão”, utilizando metodologia participativa.

Estrutura do Projeto

Apoio financeiro: Carrefour Comércio e Indústria Ltda.Apoio operacional: Instituto CarrefourDesenvolvimento da Metodologia: AmankayCocriação: Secretaria de Educação/CEE

Como a Metodologia foi criada

A participação foi o eixo central da metodologia, desde o início do Projeto: os temas dos capítulos foram levantados em rodas de conversa, feitas em escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com a participação das equipes escolares, mães e pais de alunos com e sem deficiência e com o apoio da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.

Regiane Silva pesquisou e escreveu o texto básico de cada capítulo; Marta Gil fez a redação final.

Cada capítulo foi discutido por especialistas em Educação Inclusiva, que deram sugestões sobre o conteúdo.

O conteúdo identificado nas rodas de conversa também foi utilizado no jogo #TurmadaInclusão": as cartas trazem as inquietações e dúvidas de educadores e familiares e apontam para alternativas e novas estratégias.

“Guia do Educador Inclusivo”

capa guiaEste Guia foi elaborado de forma participativa, desde o seu início: os temas dos capítulos foram levantados em rodas de conversa, feitas em escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com a participação das equipes escolares, mães e pais de alunos com e sem deficiência e com o apoio da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.

Regiane Silva pesquisou e escreveu o texto básico de cada capítulo; Marta Gil fez a redação final.

Cada capítulo foi discutido por especialistas em Educação Inclusiva, que deram sugestões sobre o conteúdo.

O texto final foi publicado no espaço do Amankay, construído especialmente para o Guia, com recursos de acessibilidade digital: http://www.amankay.org.br/educadorinclusivo/

O Guia está disponível para download gratuito.

Jogo "#TurmadaInclusão"

Objetivo

Abordar o tema da Educação Inclusiva, discutindo os assuntos identificados nas rodas de conversa, de forma lúdica.

Pode ser jogado por educadores e familiares de alunos, com e sem deficiência.

Ele é composto por um tabuleiro e um conjunto de 30 cartas.