Objetivo

O Projeto visa criar metodologia para fortalecer o processo de inclusão na rede pública de ensino de Ribeirão Preto/ SP e também em outros Municípios, que queiram utilizar os seus produtos; a publicação “O Guia do Educador Inclusivo” e o jogo “#TurmadaInclusão”.

Estrutura do Projeto

Apoio financeiro: Carrefour Comércio e Indústria Ltda.Apoio operacional: Instituto CarrefourDesenvolvimento da Metodologia: AmankayCocriação: Secretaria de Educação/CEE

Como a Metodologia foi criada

Construímos a Metodologia de forma interativa, com a participação da Coordenadoria de Educação Especial/CEE da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto desde o início.

Também ouvimos a comunidade de duas Escolas municipais, indicadas pela CEE, que são as escolas piloto do Projeto.

Fizemos 6 (seis) rodas de conversa, mediadas por dinâmicas, com a equipe escolar (gestores, professores, administrativos e operacionais), com mães e pais de alunos com deficiência e mães e pais de alunos sem deficiência, destas duas Escolas. Suas falas foram gravadas, em áudio e vídeo.

Os sonhos, as inquietações, as interrogações e as certezas trazidas pelos participantes vão orientar a escrita do Guia.

“O Guia do Educador Inclusivo”

Esse é o título da publicação, que terá 7 (sete) capítulos, sobre os temas identificados pelos participantes das rodas de conversa.

Os capítulos serão escritos pela equipe do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.

Cada capítulo será discutido por um grupo de especialistas em Educação, que darão sugestões sobre o conteúdo.

O texto final será publicado inicialmente no site do Instituto Carrefour e no espaço do Amankay, construído especialmente para o Projeto, com recursos de acessibilidade digital: http://amankay.org.br/educadorinclusivo/

Em seguida, estará disponível para download gratuito em sites e blogs interessados.

Cada capítulo será publicado assim que ficar pronto – ou seja, é possível utilizá-lo imediatamente.

Jogo "#TurmadaInclusão"

Objetivo

Abordar o tema da Educação Inclusiva, discutindo os assuntos identificados nas rodas de conversa, de forma lúdica.

Versões

O jogo terá uma versão para a equipe escolar e outra para os familiares de alunos, com e sem deficiência.

Ele é composto por um tabuleiro e um conjunto de 30 cartas, para cada versão.

Entrega oficial

Quando o Projeto terminar, haverá uma entrega oficial para a Secretaria de Educação/Coordenadoria de Educação Especial de Ribeirão Preto.